O que é um Lançamento?
Um lançamento é o registro de uma movimentação financeira da sua empresa, seja ela uma receita ou um custo, previsto ou realizado.
Exemplo de Lançamento
Imagine que sua empresa vai pagar uma conta de luz de R$500,00 no dia 10 de novembro:
- Data: 10/11/2024
- Conta Contábil: Custo Fixo - Custos Administrativos - Energia
- Valor: R$500,00
- Status: Previsto (se ainda não foi pago) ou Realizado (se já foi pago)
Esse lançamento ajuda a manter o controle financeiro e auxilia nas projeções de saldo e caixa da empresa.
Formas de Cadastro
Pelo Calendário
Na página inicial, clique no ícone no cabeçalho do dia desejado para adicionar um novo lançamento.
Lista de Lançamentos
Acesse "Lançamentos > Lançamentos do Mês" e use o botão "Adicionar".
Lançamentos em Lote
Para cadastrar múltiplos lançamentos de uma vez, use "Lançamentos > Lançamentos em Lote".
Copiar Lançamentos
Copie lançamentos de um mês para outro em "Lançamentos > Copiar Lançamentos".
Como Cadastrar um Lançamento
Campos Obrigatórios
- Data
- Conta Contábil
- Valor
Conta Bancária
Lançamento Previsto / Realizado
Recursos Especiais
Repetir Lançamentos
Ideal para registrar custos recorrentes como:
- Aluguel mensal
- Salários
- Assinaturas de serviços
Dividir Lançamentos
Perfeito para parcelar pagamentos ou recebimentos como:
- Compras parceladas
- Contratos com pagamento dividido
- Vendas parceladas
Opções Extras ao Salvar Lançamento para facilitar o cadastro
Salvar e Criar Novo
Ao escolher esta opção, o lançamento atual será salvo, e um novo formulário de lançamento em branco será aberto, agilizando o cadastro de múltiplos lançamentos em sequência.
Salvar e Criar Nova Cópia
Com esta opção, o lançamento atual é salvo, e uma nova cópia dos dados preenchidos será criada para um novo lançamento. Ideal para registrar lançamentos semelhantes com pequenas variações.
Salvar e Criar Nova Cópia Associada
Esta opção salva o lançamento e cria uma cópia associada ao lançamento original. Use para criar uma cadeia de lançamentos relacionados, onde cada lançamento subsequente está vinculado ao anterior.
Revisar Antes de Salvar
Permite revisar e personalizar cada lançamento individual gerado antes de concluir o cadastro, proporcionando maior controle sobre as repetições ou divisões do lançamento.
Manter Data DRE
Essa opção permite manter a mesma data DRE para os múltiplos lançamentos que serão cadastrados. Dessa forma, a data do lançamento será alterada com a frequência selecionada, mas a data DRE será única.
Lançamentos Associados
Lançamentos associados são marcados com o símbolo no calendário e na lista de lançamentos.
Ao abrir um lançamento associado, é possível realizar as seguintes ações:
- Exibir Associados: Exibe todos os outros lançamentos associados.
- Abrir Lista: Exibe a lista dos lançamentos associados na pesquisa de lançamentos. Nessa tela, é possível desassociar ou excluir todos ao mesmo tempo.
- Desassociar: Desassocia o lançamento aberto dos demais (operação irreversível).
Adicionando Campos Personalizados
Acesse as configurações do sistema e preencha um ou mais campos personalizados e eles irão aparecer no cadastro de lançamento e na busca de lançamentos. No exemplo abaixo vemos como fazer a configuração de um campo personalizado para Nota Fiscal (NF)
Adicionando Múltiplos Lançamentos
A funcionalidade de "Lançamentos em Lote" permite adicionar até 50 lançamentos simultaneamente. Para acessar:
- Vá até o menu Lançamentos e selecione Lançamentos em Lote.
Siga os passos abaixo para adicionar múltiplos lançamentos:
- Preencha os campos de cada lançamento. Assim que todos os campos obrigatórios forem preenchidos, uma nova linha será adicionada automaticamente.
- Linhas incompletas ou com erros, destacadas em vermelho, serão desconsideradas ao salvar.
- Marque as caixas de seleção no cabeçalho de cada coluna para definir quais informações devem ser copiadas para as próximas linhas adicionadas.
Após revisar, clique em Salvar para adicionar os lançamentos em lote.
Copiando Lançamentos de um Mês para Outro
A funcionalidade de "Copiar Lançamentos" permite duplicar todos os lançamentos de um mês para outro, agilizando o preenchimento de dados mensais, semelhante a uma planilha. Para acessar:
- Vá até o menu Lançamentos e selecione Copiar Lançamentos.
Siga os passos abaixo para copiar os lançamentos de um mês para outro:
- Selecione o mês de origem (com os lançamentos a serem copiados) e o mês de destino.
- Clique em Revisar e Copiar Lançamentos para visualizar a lista de lançamentos.
- Nesta lista, você pode editar os lançamentos e marcar/desmarcar aqueles que deseja copiar.
Após revisar as seleções, finalize o processo clicando em Copiar.
Gestão de Lançamentos
Funcionalidades de Gestão
Pesquisa Avançada
Localize lançamentos usando múltiplos filtros como data, valor, conta contábil e mais.
Lançamentos Pendentes
Acompanhe lançamentos não realizados no passado que precisam de atenção.
Lançamentos Associados
Vincule lançamentos relacionados para melhor organização e rastreamento.
Tags (Opcional)
Categorize lançamentos com tags personalizadas para análises específicas.
Atenção
Ao excluir um lançamento:
- A ação não pode ser desfeita
- Lançamentos associados não são afetados
- Os relatórios são atualizados automaticamente